quinta-feira, 17 de abril de 2008

Projeto de Interação

Continuando no processo de elaboração do projeto de MC750, hoje criamos alguns modelos de telas para duas tarefas. As telas criadas são bastante estilizadas e contém somente os principais componentes sem oferecer detalhes maiores.

As tarefas em que nos concentramos são:
  • Tarefa 01: Cadastrar eventos
    • O usuário deseja cadastrar um evento (tal como um encontro no cinema, por exemplo) e convidar determinados amigos de sua lista para tal evento.
  • Tarefa 02: Consultar eventos
    • O usuário decide consultar um evento previamente cadastrado. Recebendo informações como número de usuários que concordaram com a data e hora escolhida, quais propuseram alterações, quais confirmaram presença, etc.
Tarefa 01
Tela 01

Tela inicial do aplicativo, com várias opções para uso do sistema.

Tela 02

Tela de inserção de dados do evento.

Tela 03

Tela de seleção de amigos convidados para o evento.

Tela 04

Tela de confirmação da operação.

Tarefa 02
Tela 01

Tela inicial do aplicativo, com várias opções para uso do sistema.

Tela 02

Tela de seleção de evento.

Tela 03

Tela com informações dos eventos selecionados.

Descrição do procedimento do usuário para a tarefa 01
O usuário do aplicativo Zezinho deseja cadastrar um encontro no cinema como um evento em seu celular e em seguida convidar alguns de seus amigos.

  1. Zezinho inicia o aplicativo.
  2. Zezinho escolhe a opção "Criar Evento".
  3. Ele entra com os seguintes dados:
    • Nome: "Jumper"
    • Local: "Kinoplex - D. Pedro"
    • Dia/Hora: "qui 17/04 - 19:30"
    • Obs.: "Filme Jumper. Vamos de ônibus?"
  4. Em seguida ele escolhe "OK" para cadastrar o evento.
  5. A tela então mostra uma lista com seus amigos e com opção para que Zezinho escolha quais destes ele deseja convidar.
  6. Ele escolhe então três amigos:
    • Ismael
    • Jonatas
    • Waldo
  7. Após isso ele escolhe "OK" para terminar a operação
  8. O aplicativo lhe mostra então uma tela de confirmação do cadastro e do convite.
Descrição do procedimento do usuário para a tarefa 02
Zezinho decide agora (passadas algumas horas de seu cadastro do evento) verificar o que seus amigos acharam do evento.

  1. Zezinho inicia o aplicativo.
  2. Escolhe a opção "Consultar Eventos".
  3. Na tela apresentada, Zezinho escolhe o evento que deseja saber mais informações ("Jumper") e seleciona "OK".
  4. A seguir uma tela contendo as informações sobre o que seus amigos acharam do evento é mostrada
    • Ismael: "Eu Vou. 19:00 em frente ao Mac?"
    • Waldo: "Não vai dar pra eu ir... Divirtam-se!"
    • Jonatas: "Chego no shopping 18:00. Quem chegar me liga."
  5. Zezinho seleciona "OK" e termina a operação
Com isso começamos a dar um encaminhamento de como será a interface do aplicativo e podemos determinar erros de design e melhorias em um estágio precoce do desenvolvimento.

O próximo passo agora é, com a ajuda de algum(ns) voluntário(s) determinar o quão fácil é a usabilidade do aplicativo para com isso aprimorar o design.

Notas:
  1. Nas telas, a barra de status deverá conter informações sobre eventos comentados por exemplo e dessa forma o usuário pode acessar facilmente essas funções. Por isso o link "selecionar"
  2. Na tarefa 01, a barra de progresso se refere à contagem de passos para terminar a tarefa atual.


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Now playing: Helloween - If I Knew
http://foxytunes.com/artist/helloween/track/if+i+knew

Um comentário:

hans disse...

Vocês foram rapidinhos! As tarefas são apropriadas. Falta converter as telas abstratas em telas concretas para a próxima aula. Parabéns pelo trabalho!